Salve a Amazonia
5 de março de 2015
publicado às 23h59
Imprensa do Pará lança Campanha do projeto Livro Solidário
LivroSolidario
Foram lançados nesta quinta-feira, 5, na sede da Imprensa Oficial do Estado, o Sarau Livro Solidário e a campanha de arrecadação de livros que fazem parte da retomada das atividades do projeto Livro Solidário. A campanha começa a ser veiculada a partir desta sexta-feira, 6, pela TV e Rádio Cultura do Pará.  O sarau ocorrerá no período da Feira do Livro, que começa no final de maio.

O lançamento contou com a participação da primeira-dama do Estado, Ana Jatene. Na ocasião, ela ressaltou a dimensão que o projeto ganhou depois que passou a ser coordenado pela Imprensa Oficial. Lembrou que a iniciativa nasceu em 2003, na primeira gestão do governador Simão Jatene, e foi retomada em 2011. “Fico muito feliz de ver que esse projeto ganhou vida própria e, agora, conta com mais uma ação importante, o Sarau, que vai mobilizar alunos e professores”, destacou.

O presidente da IOE, Cláudio Rocha, destacou a importância do Livro Solidário, que tem como foco o incentivo à leitura, principalmente entre alunos e professores de escolas e instituições públicas. Durante o lançamento foram exibidos dois vídeos institucionais sobre os Espaços e Carrinhos de Leituras. “É muito gratificante ver a mudança que o projeto tem provocado nas pessoas que estão envolvidas com o objeto livro, principalmente por estar focado no voluntariado”, destacou. “A expectativa é muito grande. O Sarau deve mobilizar os Espaços de Leitura e vai acontecer paralelamente à Feira Pan-Amazônica do Livro, a nossa maior festa literária”, completou.

Socorro Cantanhede, vice-diretora da Escola Lar de Maria, uma das participantes do projeto, informou que os professores e alunos estão preparando uma grande surpresa que será conhecida no dia 1º de junho, data em que será realizado o Sarau Livro Solidário na instituição. “Na nossa escola, os livros doados pelo projeto atendem não só os alunos, mas também os pais dos alunos, que são alfabetizados com a leitura de obras que eles levam para suas casas, por meio de empréstimos”, contou.

O evento encerrou com uma apresentação artística da aluna da Escola Lar de Maria, Andreza Gomes de Lima, de 11 anos. “Essa é só uma pequena demonstração do talento que podemos descobrir com a realização do Sarau Livro Solidário”, comentou a coordenadora do projeto, Carmen Palheta.

Também estiveram presentes ao lançamento, além do presidente da IOE, Cláudio Rocha, a presidente da Funtelpa, Adelaide Oliveira; o presidente do Imetropará, Jorge Rezende; a diretora do Núcleo de Articulação e Cidadania, Danielle Kayath, e a coordenadora do Livro Solidário, Carmen Palheta. O evento teve, ainda, a presença do diretor de Jornalismo da TV Cultura, Tim Penner, que coordenou o vídeo da campanha; das vice-diretoras das escolas Lar de Maria, Socorro Cantanhede, e a Panorama XXI, Márcia Lobato; além de servidores da autarquia.

O Sarau – Trata-se de um projeto que visa estimular a realização de atividades voltadas para a produção de poesias, contos, peças de teatro, desenhos e outras manifestações artísticas resultantes da leitura de livros, seja em sala de aula ou nos espaços de leitura já existentes. Toda essa produção será exposta à comunidade durante o Sarau, momento em que os alunos vão apresentar seus talentos sob vários formatos. O evento ocorrerá no período da Feira Pan-Amazônica do Livro, entre os dias 1 e 5 de junho, nas dependências das escolas.

(Ronaldo Quadros – Agência Pará de Notícias).
Compartilhar
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014