Na Amazônia, queimadas são provocadas pelo desmatamento. Na Austrália, os mega incêndios são consequência das mudanças climáticas
Todos dependemos do mesmo planeta. O meio ambiente não tem fronteiras, o mundo é uma coisa só. A natureza é patrimônio de toda humanidade e todas os impactos humanos que ela sofre, afeta cada um de nós.
Há poucos meses o Brasil sofreu com as queimadas na Amazônia, no Cerrado e no Pantanal. Outros países e continentes do mundo também foram afetados com grandes desastres ambientais em 2019. Agora, a Austrália está sendo impactada desde setembro por incêndios florestais, que se intensificaram na semana passada.
Assim como tivemos o apoio e a solidariedade do WWF-Austrália -e de toda rede WWF-, enquanto a Amazônia queimava, estamos totalmente solidários à todo povo australiano.
O incêndio em números
Segundo o WWF-Austrália, especialistas e o Governo australiano, estes são algumas resultantes desse desastre, em todo país, até 7/1/2020:
Amazônia x Austrália
Diferente da Amazônia -onde as queimadas são provocadas pelo homem para limpar áreas desmatadas-, os incêndios na Austrália são um processo natural, já que a vegetação nativa necessita de fogo para se reproduzir.
No entanto, os mega incêndios sem precedentes desta temporada não são normais e são resultado das altas temperaturas, estiagens e ventos acima da média, consequência direta das mudanças climáticas, que não causam o fogo, mas o torna muito pior.
Muitas florestas levarão décadas para se recuperar e algumas espécies podem estar à beira da extinção. Mas, até os incêndios cessarem, a extensão total dos danos permanecerá desconhecida.
Atuação na Austrália
Além de fornecer resposta imediata aos incêndios, o WWF-Austrália:
Para ajudar o WWF-Austrália a obter fundos de emergência para cuidar da vida selvagem local; acesse: https://wwfau.org/2CMYcEh
Fonte:WWF-Brasil – Com informações do WWF-Austrália.