Salve a Amazonia
26 de agosto de 2017
publicado às 11h24
Lago Norte ganha trilha ecológica

Lago Norte ganha trilha ecológicaO circuito de 26 quilômetros de extensão será entregue neste domingo (27), quando ocorrerá também o 25° Encontro de Grupos de Pedal do DF

CÉSAR FILHO, DA AGÊNCIA BRASÍLIA

O Lago Norte ganha, neste domingo (27), a Trilha Bomtempo, que faz parte do projeto Ecotrilhas da região administrativa.

Com 26 quilômetros de extensão, o circuito, que fica na área conhecida como Serrinha do Paranoá, tem nível de dificuldade médio e proporciona uma das mais apreciadas vistas panorâmicas da cidade.

Junto com o lançamento da pista, ocorrerá o 25° Encontro de Grupos de Pedal do Distrito Federal. Os ciclistas devem se concentrar às 7 horas no Deck Norte, e a saída será às 8 horas. A expectativa é que 500 praticantes do esporte participem do primeiro passeio.

A trilha estará totalmente sinalizada e ainda contará com placas nas árvores, que identificarão as espécies com os nomes científicos e explicarão, com fotos e textos, dados sobre a fauna e a flora do Cerrado.

Os ciclistas terão ainda a seu dispor QR Codes (da sigla em inglês Quick Response) — código lido por celulares para ser convertido em links — e o aplicativo GPS (Global Positioning System), que em português significa Sistema de Posicionamento Global, para facilitar a localização.

Segundo Marcos Woortmann, administrador do Lago Norte, essa forma de uso ajuda a preservar áreas públicas. “A beleza do Cerrado está nos detalhes. É por meio da educação — ao passar conhecimento sobre o nosso bioma — que incentivamos a prática da preservação. É necessário conhecer para valorizar”, diz.

Recursos e outras trilhas

Além da Bomtempo, quatro trilhas fazem parte do projeto, uma delas já entregue e as demais ainda não inauguradas. São elas:

  • Pedra dos Amigos (já inaugurada)
  • Península do Lago Norte
  • Caliandras
  • Pamonhas

As trilhas Península e Caliandras serão abertas ao público, respectivamente, em 2 e 3 de setembro (sábado e domingo). A abertura dos circuitos faz parte da programação da Virada do Cerrado.

Ecotrilhas é uma parceria entre a Administração do Lago Norte, o Instituto Oca do Sol e o Banco do Brasil, que contribui com R$ 70 mil para o projeto. O recurso se destina a estudos de georreferenciamento, mapeamento, confecção de placas, oficinas de arte, educação e prevenção e combate a incêndios florestais.

EDIÇÃO: VANNILDO MENDES

Compartilhar
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014