Salve a Amazonia
15 de junho de 2016
publicado às 11h49
Lagoa do Tocantins sediará Seminário do Arroz

Lagoa do Tocantins sediará Seminário do ArrozEvento acontece na próxima quinta e sexta-feira (16 e 17/06) e contará com palestras de especialistas na área.

Por Júnior Veras

De acordo com a programação a abertura oficial do 8º Seminário da Cadeia Produtiva do Arroz no Tocantins será às 8h30. As 9 horas acontece a primeira palestra, Uso de Nitrogênio e Manejo de Água na Cultura do Arroz. Na sequência, Programa Especial da ABC Cerrado, a Importância da Semente Para Uma Boa Produtividade, A Importância do Arroz (nacional e internacional) e da Inovação Tecnológica no Processo de Industrialização, com ênfase para a qualidade, e Agroclimatologia Para a Cultura do Arroz.

Na parte da tarde serão realizadas as palestras Inovação no Manejo de Doenças do Arroz, Benefícios do Uso do Rolo-Faca Para Eliminar a Queima da Palha em Áreas de Produção de Arroz no Tocantins, Manejo do Solo e Sistema de Plantio na Emissão de Gases de Efeito Estufa e no Estoque de Carbono em Várzea, Novas Cultivares de Arroz Para Condições Tropicais, Principais Limitadores de Produtividade do Arroz Irrigado no Tocantins, Otimizando a Genética IGRA, Instituto Riograndense do Arroz ao Norte Brasileiro, Ações de Transferência de Tecnologias Para o Aumento de Produtividade e Competitividade da Cultura do Arroz no Tocantins e Sistema Funcional de Nutrição Para a Cultura do Arroz Irrigado.

No dia 17, sexta-feira, mais palestras estão programadas. São elas: Expectativa de Produção de Grãos no Tocantins, Cenário da Armazenagem no Brasil e o Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras, Integração Lavoura e Pecuária e Uso do Subproduto do Arroz na Pecuária, Desafios e Avanços na Cultura do Arroz e Logística e Infraestrutura Para a Região Produtora de Arroz no Tocantins. O bom estado de conservação das estradas do estado, uma das principais reivindicações dos produtores do estado para agilizar o escoamento da produção, deverá ser abordado nesta última palestra.

Promovido pelo Sindicato das Indústrias Beneficiadoras de Arroz do Estado do Tocantins (Sindiato), o Seminário visa fomentar discussões sobre o cultivo e industrialização do grão no estado, afim de promover uma visão única da produção agrícola e gerar políticas públicas que possam contribuir para o desenvolvimento da cadeia produtiva do arroz e aumento da rentabilidade de forma crescente.

Números

Atualmente o Tocantins ocupa a terceira posição no ranking dos estados brasileiros com maior produção de arroz, devendo colher este ano 597 mil toneladas do grão. Mas com as péssimas condições climáticas registras nessa safra as previsões indicam queda excessiva da produção, tanto em relação a área plantada como na produtividade.

Levantamento da safra de grãos 2015/16, realizado pela CONAB no período de 18 a 22 de abril deste ano, mostra que a estimativa da área plantada no Tocantins é de 1.204,99 mil hectares, inferior em 3,5% (o equivalente a 43,13 mil hectares) em relação a cultivada na safra 2014/2015.

Assessoria de Imprensa FIETO

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014