Salve a Amazonia
19 de março de 2015
publicado às 21h08
Lançado programa de combate a perdas na abertura da Semana das Águas Doces

Caema_lança_programa_de_combate_a_perdas_c-300x218Com o objetivo de conscientizar a sociedade maranhense sobre as questões voltadas para o controle, educação e preservação dos aquíferos superficiais e subterrâneos, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) deu início a 9ª Semana Estadual de Proteção e Preservação das Águas Doces, em solenidade realizada na sede da Companhia na tarde desta quarta-feira (18).

A Semana é promovida pela Caema e reúne um conjunto de ações educativas e culturais, com foco para uso sustentável dos recursos hídricos no Estado, que envolve crianças, jovens e adultos, em torno da preservação da água. De acordo com o diretor-presidente da Caema, Davi Telles, a Caema tem a missão de levar à população educação ambiental, chamando a atenção para a importância estratégica da água doce, em defesa do manejo sustentável desse recurso natural.

“Nosso objetivo é levar ao conhecimento da população todas as ações e prática do consumo consciente. Este é o primeiro passo para acabar com a intermitência no fornecimento de água e combater as perdas em todo o Estado”, explica Telles.

Na abertura do evento, Davi Telles lançou o ‘Programa de Combate a Perdas’, um instrumento elaborado com metas e subprogramas para serem aplicados e alcançados, com objetivo principal de diminuir as perdas de água ao longo do processo de abastecimento da população.

“O Programa de Combate a Perdas é o resultado de um amplo trabalho feito por uma comissão de técnicos da Companhia, que vai diminuir os altos índices de perda de água, tanto material quanto perdas comerciais. Inicialmente, o programa será executado por meio da instalação de 130 mil hidrômetros residenciais” disse o diretor presidente da Caema.

As principais metas do ‘Programa de Combate a Perdas’ são instalações de hidrômetros na capital, combate às fraudes e aos vazamentos visíveis, atualização de dados de cadastro de consumidores, macromedição dos sistemas de São Luís e do interior, implantação de Distritos de Medição e Controle, revisão do Padrão de Ligações Prediais, além de convênio de Cooperação Técnica com Empresas Estaduais de Saneamento.

Durante toda a Semana, a Companhia vai promover debates sobre as principais temáticas à preservação das águas doces, destacando as potencialidades e os desafios com o aumento da procura, necessidades de acesso e disponibilização desse recurso cada vez mais escasso no planeta.

Na manhã desta quinta-feira (19) será realizada uma visita à Estação de Tratamento do Sistema Produtor Italuís, com saídas às 8h da sede da Companhia. À tarde serão realizadas três palestras no auditório da sede. Na sexta (20) será realizado um abraço simbólico na represa do Batatã, além de uma palestra no Centro Educacional Professora Joana Batista Santos Silva, localizado no bairro Camboa. O evento acontece paralelamente nos municípios de Chapadinha, Tutóia e Pinheiro.

A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades do governo estadual, municipal, da Assembleia Legislativa, da Câmara de Vereadores, do Poder Judiciário, do Ministério Público e de servidores da Caema. O deputado Othelino Neto representou o Poder Legislativo. A Câmara de São Luís foi representada pelo vereador Pavão Filho. (Agência de Notícias do MA).

Compartilhar
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014