Salve a Amazonia
16 de agosto de 2015
publicado às 22h18
Leilão do Banco Mundial inova financiamento de redução das emissões de metano

Gás Metano_OrigemO primeiro leilão online alocou 25 milhões de dólares em garantias de preço de créditos de carbono; a iniciativa tem uma meta de capitalização de 100 milhões de dólares e está captando recursos para organizar outros leilões.

Licitantes do setor privado que participaram do primeiro Mecanismo-Piloto de Leilão para a Mitigação do Metano e da Mudança Climática (PAF, na sigla inglesa) compraram garantias de preço para 8,7 milhões de créditos de carbono a 2,40 dólares por crédito. O metano é um gás do efeito estufa altamente potente, com um potencial de aquecimento global 25 vezes maior do que o do dióxido de carbono.

A iniciativa pioneira online, que alocou 25 milhões de dólares em garantias de preço de créditos de carbono, marca uma nova e inovadora maneira de financiar as reduções das emissões de gás metano e concentrou-se em projetos de redução do metano em aterros, terrenos agrícolas e locais de esgoto. A maioria dos projetos qualificados está no Brasil, Índia, Indonésia, Malásia, México e Tailândia. A iniciativa tem uma meta de capitalização de 100 milhões de dólares e está captando recursos para organizar mais dois ou três leilões como teste ao longo de um ano e meio.

“O leilão-piloto é o tipo de inovação financeira de que precisamos para ajudar a reforçar o impacto de recursos públicos escassos e motivar o setor privado a investir em projetos que reduzam as emissões de gases do efeito estufa”, disse a vic- presidente do Grupo Banco Mundial e enviada especial para a Mudança Climática, Rachel Kyte.

Ao usar leilões para fixar o preço da garantia, ou baixar o preço mínimo, o PAF visa a alcançar o máximo possível de resultados para a mitigação da mudança climática com um volume limitado de recursos públicos. Além disso, como está configurado de modo a vincular o pagamento ao desempenho, o PAF somente pagará o preço da garantia do leilão, caso ela seja executada, após os resultados serem alcançados.

“Oferecer essa garantia de preço em apoio a projetos favoráveis ao clima por meio de um título estruturado do Banco Mundial é uma inovação nos mercados de capitais que complementa nossa emissão pioneira de títulos verdes para proporcionar financiamento climático. A estrutura do PAF tem potencial para ser aplicada a outros poluentes que afetam o clima além do metano, possibilidade que estamos muito interessados em explorar”, afirmou a chefe mundial para os Mercados de Capitais do Banco Mundial, Doris Herrera-Pol. (ONU-Brasil).

Compartilhar
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014