Em um encontro promovido entre o setor privado, sociedade civil e governos na sede da ONU, o CEO da rede social Facebook mostrou o papel que a tecnologia pode desempenhar para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). No evento paralelo à Cúpula do Desenvolvimento Sustentável, Mark Zuckerberg anunciou seu compromisso de colaborar com a universalização da Internet. fundamental para a implementação dos ODS.
“Ao conectar mais pessoas em países em desenvolvimento temos a oportunidade de criar mais de 140 milhões de novos empregos, tirar 160 milhões da pobreza e dar a mais de 600 milhões de crianças acesso à ferramentas econômicas de aprendizagem”, disse.
Outro destaque da reunião paralela, o lançamento da plataforma on-line Bússola dos ODS – SDG compass, em inglês – permite o acompanhamento e incentivo para o estabelecimento de novas parcerias entre o setor privado, sociedade civil e governos, para a promoção dos Objetivos. A ferramenta possibilitará maior integração, monitoramento e responsabilização para as metas definidas através destas parcerias.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse aos 350 participantes que a conquista dos ODS favorecerá a construção de novos mercados e o empreendedorismo, lembrando que trilhões de dólares de fundos públicos e privados serão dirigidos para o cumprimento dos Objetivos, criando oportunidades para o setor de colaborar com a solução dos problemas.
Já o presidente da Assembleia Geral da ONU, Mogens Lykketoft, pediu um compromisso dos países na construção de instituições mais fortes para combater à corrupção e evasão de impostos, fundos essenciais para financiar o desenvolvimento de suas nações. (ONU Brasil).