Salve a Amazonia
26 de setembro de 2016
publicado às 11h42
Manejo sustentável do capim dourado e do buriti é tema de seminário

manejo-sustentavel-do-capim-dourado-e-do-buriti-e-tema-de-seminario

A política de uso sustentável do capim dourado e do buriti será tema de debate do seminário que a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) realizará no dia 4 de outubro, das 9 às 17 horas. Conhecido como o ouro do Tocantins, o capim dourado começou a ser colhido no dia 20 deste mês, com a tradicional cavalgada, uma festa que acontece na região do Jalapão para celebrar a data. O seminário será realizado no auditório do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), em Palmas.

O evento, que está em sua 8ª edição, destaca a matéria-prima utilizada na confecção de um artesanato bastante divulgado no Brasil e no exterior. É um momento especial que movimenta não somente a economia da comunidade do povoado Mumbuca, localizado no município de Mateiros, mas a cultura e a tradição de um povo, além das origens de um dos principais símbolos do Estado de Tocantins.

Festa da Colheita

A 8ª Festa da Colheita do Capim Dourado começou no último dia 16. A colheita oficial, que teve início do dia 20 passado, vai até o dia 20 de novembro. A festa envolve desde a colheita do capim dourado até a confecção dos produtos artesanais, além de comidas típicas, rodas de conversa, comercialização de artesanatos e apresentações culturais.

A Política Estadual de Uso Sustentável do Capim Dourado e do Buriti visa o manejo sustentável destes recursos naturais no Estado do Tocantins, aliando a conservação do capim, do buriti e do Cerrado à melhoria da qualidade de vida dos artesãos e dos extrativistas. (Gilson Cavalcante / Governo do Tocantins).

Compartilhar
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014