Salve a Amazonia
20 de julho de 2016
publicado às 11h32
Missão técnica peruana conhece experiência brasileira na produção de algodão

Missão técnica peruana conhece experiência brasileira na produção de algodãoRepresentantes de governo, técnicos e agricultores do Peru que trabalham na cadeia produtiva de algodão visitaram o Brasil durante 20 dias para conhecer a experiência local em produção, industrialização, mecanização, associativismo, comercialização da fibra e em políticas públicas para a agricultura familiar.

O Brasil é referência na atividade algodoeira, já que passou de importador a exportador, em função do aumento na produtividade. No Peru, 90% da produção de algodão está em mãos de pequenos produtores familiares, com desafios semelhantes aos enfrentados no Brasil.

A missão técnica iniciou em Brasília (DF), com uma reunião na Representação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil e a participação da Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário.

O segundo destino foi Campo Verde (MT), onde os peruanos conheceram as experiências da Cooperativa de Cotonicultores (Cooperfibra) e da Cooperativa de Produtores (Cooperverde). Além disso, foram visitadas propriedades de produtores da fibra e a sede do Instituto Matogrossense de Algodão (IMA).

Na cidade de Mato Verde (MG), o grupo conheceu a Cooperativa dos Produtores Rurais de Catuti (COOPERCAT), se reuniu com integrantes da Associação Mineira dos Produtores de Algodão (AMIPA) e visitou áreas de sequeiro, irrigação e produção de algodão associada à produção leiteira.

O último destino foi João Pessoa e Campina Grande (PB) para conhecer  o projeto de retomada da cotonicultura no estado, da Empresa de Assistência e Extensão Rural da Paraíba (Emater/PB). O grupo também visitou a Embrapa Algodão para conhecer as linhas de pesquisa da instituição no trabalho com o semiárido e o cerrado, além da integração de ações para o desenvolvimento da produção de algodão orgânico (branco e colorido).

A visita técnica da missão peruana ao Brasil é parte das atividades do projeto regional Fortalecimento do Setor Algodoeiro por meio da Cooperação Sul-Sul, do Programa de Cooperação Brasil-FAO, executado pelo governo do Brasil, representado pela ABC/MRE, FAO e países do Mercosul, Associados e Haiti.

Este projeto tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor do algodão na Argentina, Paraguai, Peru, Colômbia, Bolívia, Equador e Haiti, assim como ampliar as capacidades de coordenação interinstitucional para o fortalecimento do setor.

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014