Salve a Amazonia
2 de maio de 2016
publicado às 13h57
Mulheres se rebelam contra manobras de Cunha

Mulheres se rebelam contra manobras de CunhaNesta semana, a Câmara viveu um momento significativo de protesto à atuação do presidente da Câmara Eduardo Cunha, do PMDB, cujos processos como réu na Operação Lava Jato já foram autorizados pelo Supremo Tribunal Federal. A mobilização foi puxada pelas deputadas Janete Capiberibe (PSB/AP) e Luíza Erundina (PSOL/SP), que se sentou na cadeira do presidente, impedindo sua volta.
“Um ato de resistência nossa, das mulheres, às manobras e ao desrespeito do presidente Eduardo Cunha e ao machismo de parte dos colegas parlamentares”, afirmou a deputada Janete.
O protesto ocorreu durante a votação de projeto para criar duas novas comissões temáticas na Câmara dos Deputados: Defesa dos Direitos da Mulher e de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. Um requerimento de adiamento da votação havia sido aprovado, mas foi ignorado pelo presidente. Em nova sessão, o projeto foi aprovado por 221 votos a favor, 167 contrários e uma abstenção.
As mulheres protestaram por não terem participado amplamente da discussão de criação das comissões, pela proposta enfraquecer a Secretaria da Mulher e a Procuradora da Mulher, resultado de anos de mobilização das bancadas femininas para conquista-las como órgãos da Câmara e pela limitação dos temas relativos à mulher que a Comissão poderá decidir no âmbito legislativo.
As parlamentares questionaram a reincidência do presidente da Câmara em repetir votações até alcançar o resultado que quer, com foi na redução da maioridade penal. E reclamam da condução do debate pela maioria masculina, sem que as mulheres tivessem sido consideradas.
“Não nos opomos à criação da Comissão. Pelo contrário, queremos participar ativamente! Mas, como foi feito, ficou claro que o objetivo é, unicamente, criar cargos para afiliados políticos; não é para debater a situação da mulher brasileira e propor políticas públicas que promovam a equidade de gênero em todos os aspectos, inclusive na representação desta Casa que, pelo seu presidente e seus apoiadores, dá péssimo exemplo”, afirmou a deputada Janete, em discurso na tribuna.
Assista aqui o discurso da deputada Janete.

Compartilhar
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014