Salve a Amazonia
16 de agosto de 2015
publicado às 22h31
Oficina na Casa da ONU em Brasília promove práticas sustentáveis

Oficina HortaUrbana_ONUA ONU Verde e o IPOEMA – Instituto de Permacultura realizaram, na última quinta-feira (23), uma oficina de horta urbana e compostagem para cerca de 30 funcionários da ONU no Distrito Federal. Aproveitou-se a ocasião para implementar a compostagem como método ecológico de adubação da horta do complexo, que existe desde 2013 e conta com diversas hortaliças como alface, cenoura, quiabo, beterraba, pimentão, mostarda e plantio sazonal de milho.

“Sustentabilidade é fechar ciclos. Transformar resíduos orgânicos em adubo, por meio da compostagem, é a melhor forma de fazer isso localmente e sem custos expressivos”, afirmou o diretor geral e sócio-fundador do IPOEMA, Eduardo Rocha, que durante duas horas realizou uma demonstração prática do processo de compostagem, ensinando aos participantes a reaproveitar os resíduos orgânicos para a fertilização do solo.

Para o gestor condominal da Casa da ONU e responsável pela horta, Wagner Campos, a implementação da compostagem vem fechar esse ciclo de aproveitamento dos resíduos orgânicos produzidos no próprio complexo. “Conscientizar os colegas sobre estas práticas sustentáveis e fazê-los participar ativamente dos processos de separação de resíduos, preparação do solo, semeadura e colheita dos produtos é disseminar conhecimento e multiplicar hábitos saudáveis e socialmente participativos.”

Com a resposta positiva dos funcionários, a intenção da ONU Verde é realizar oficinas periódicas que permitam também a reprodução e disseminação dessas práticas fora do ambiente de trabalho. Ao cumprir as metas de sustentabilidade dentro do complexo, a ONU Brasil busca coerência com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e incentivar outras instituições a promover a conservação do meio ambiente. (ONU-Brasil).

Compartilhar
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014