Salve a Amazonia
4 de fevereiro de 2016
publicado às 10h23
Parceria com suecos poderá construir bairros sustentáveis no DF

Parceria com suecos poderá construir bairros sustentáveis no DFBrasília recebeu nos dias 28 e 29 representantes da “Rede Cuidando da Cidade”, um projeto sueco com experiência na criação de bairros sustentáveis. Diversos órgãos do governo estiveram reunidos para avaliar uma potencial parceria para desenvolver um projeto piloto no Distrito Federal.

 O secretário do Meio Ambiente, André Lima, informou que o objetivo dessa integração é conhecer experiências positivas na articulação urbanística e ambiental, que inclua questões climáticas, de biodiversidade, água, mobilidade urbana e energia limpa. “Esse governo quer apontar um rumo para tornar Brasília uma cidade sustentável”, disse. “Já assinamos um compromisso com a plataforma Cidades Sustentáveis e agora precisamos avançar com ações concretas”, apontou.

 A subsecretária de Planejamento Ambiental e Monitoramento, Maria Sílvia, informou que o encontro contou também com o apoio do Ministério do Meio Ambiente. “Essas cooperações são importantes para que possamos utilizar o estudo do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) como ferramenta efetiva na construção de cidades mais sustentáveis”.

 O professor Sérgio Kóide, da Faculdade de Tecnologia da UnB, salientou a importância de ter esse projeto piloto em Brasília. “É preciso termos ações visíveis, para que a sociedade sinta e se envolva no tema da sustentabilidade”, defendeu.

 Além de representantes da Sema, participaram do encontro técnicos do Ibram, Caesb, Agefis, Codeplan, Terracap, Segeth, Semob, Seagri, Fibra, Ademi, Sinduscon, além do Fórum das ONG’s. Esse grupo fará outras reuniões para construir o projeto e definir, por exemplo, se o piloto será realizado em nova área urbana ou uma já existente.

Compartilhar
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014