A população de Petrópolis, município que fica no interior do estado do Rio de Janeiro e que é conhecido como Cidade Imperial, terá um voto a mais no próximo dia 7 de outubro.
Após votar para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual, os mais de 240 mil eleitores de Petrópolis terão uma nova pergunta na urna eletrônica:
“Você é a favor ou contra o uso de tração animal nos passeios turísticos realizados pelas charretes no município de Petrópolis?”
Apertando a tecla 1, o eleitor votará pela permanência das charretes na cidade. A tecla 2 serve para o eleitor dizer que as charretes devem ser retiradas das atrações turísticas do município.
O plebiscito foi proposto pelo vereador Meireles (PP) e convocado pela Câmara dos Vereadores. O resultado do plebiscito será divulgado no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Explorar animais para passeios turísticos é algo desnecessário e causa sofrimento aos cavalos. Há anos ativistas pelos direitos dos animais tentam fazer com que a prática deixe de existir.
Em 2016, a Ilha de Paquetá, também no Rio de Janeiro, trocou as tradicionais charretes puxadas por cavalos por carrinhos elétricos que não poluem, não causam maus-tratos e não sujam a cidade.
Os turistas de Paquetá continuam passeando com todo o conforto e os animais foram para santuários descansar (relembre aqui).