Salve a Amazonia
4 de setembro de 2015
publicado às 14h10
Preços mundiais de alimentos chegam ao menor patamar em quase seis anos

Preços mundiais de alimentos chegam ao menor patamarPreços dos produtos agrícolas em julho chegaram ao seu menor patamar desde setembro de 2009, uma queda provocada, principalmente, pela redução acentuada do preço dos produtos lácteos e óleos vegetais, informou a Organização para Alimentação e Agricultura (FAO) da ONU.

O preços dos laticínios diminuíram 7,2, se comparados ao mês anterior, devido à menor demanda de importação da China, Oriente Médio e Norte da África em um contexto em que há uma grande abundância de produção de leite na União Europeia, aumentando a oferta. O índice do óleo vegetal para julho caiu 5,5%, chegando a seu menor valor desde setembro de 2009.

Segundo o relatório, essa queda se deve a uma diminuição do preço do óleo de palma por causa do aumento da produção no Sudeste Asiático, combinada com a menor exportação, especialmente da Malásia. Outra razão é o enfraquecimento dos preços do óleo de soja em uma ampla gama de exportações na América do Sul e um panorama favorável de safra para 2015/2016.

O preço do açúcar aumentou em 2,5% em junho de 2015 em decorrência, particularmente, das condições de colheita pouco propícias na principal região produtora brasileira.

Queda na inflação alimentar na América Latina

O Informe Mensal dos Preços FAO mostrou que a inflação alimentar na região da América Latina e o Caribe registra uma leve desaceleração desde abril como resultado de menores variações dos preços de alimentos das maiores economias da América do Sul.

Os dados de julho indicam que a inflação alimentar mensal foi de 0,7%, diminuindo 0,1 ponto percentual com relação a maio, mantendo a tendência de queda. Argentina, Bolívia, Brasil e Uruguai tiveram taxas inferiores ao mês de maio. No Brasil, a inflação foi de 0,6%, o que representa uma queda de 0,7%. (ONU – Brasil).

Compartilhar
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014