Salve a Amazonia
20 de março de 2015
publicado às 20h03
Prêmio de Economia e Mercado Florestal

AC_783Ecoturismo, comércio virtual de biojóias, concessões e manejo florestal comunitário foram algum dos temas abordados pelos estudos vencedores do II Prêmio Serviço Florestal Brasileiro em Estudos de Economia e Mercado Florestal. O prêmio recebeu 26 inscrições de trabalhos, nas categorias Estudante, Profissional e Estudo de Caso. Será entregue no próximo dia 25, Às 17h, na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio.

Segundo o presidente da banca examinadora e coordenador de Estudos em Sustentabilidade Ambiental do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Júlio Roma, o que mais chamou a atenção nos trabalhos apresentados este ano foi a originalidade dos temas, que abordaram diferentes formas de aproveitamento econômico dos recursos florestais.

CONTRIBUIÇÕES ORIGINAIS

“Os trabalhos recebidos realizam exatamente o que se espera dos candidatos ao prêmio, ou seja, vão além de serem apenas trabalhos acadêmicos, oferecendo ao Serviço Florestal Brasileiro contribuições originais sobre como os recursos florestais podem contribuir para o desenvolvimento sustentável de nosso país”, afirmou.

O gerente de Planejamento Florestal do SFB, André Andrade, também destacou a qualidade dos trabalhos apresentados e a aplicabilidade dos estudos à rotina de trabalho do órgão, bem como em discussões futuras sobre o uso sustentável das florestas.

“Além de terem dado continuidade ao prêmio anterior, estimulando o debate da economia florestal, os assuntos premiados nessa edição demonstraram como pode ser diversificado o uso produtivo e sustentável das florestas brasileiras”, salientou.

O II Prêmio em Estudos de Economia e Mercado Florestal é uma realização do Serviço Florestal Brasileiro em parceria com a Escola de Administração Fazendária (Esaf) e apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Conheça os vencedores:

Categoria Graduandos

1° Lugar
Título: Diagnóstico Preliminar do Perfil do Comércio Virtual de Biojóias
Autora: Nayra Davi Gondim

Categoria Profissionais

1° Lugar
Título: Desafios do Serviço Florestal de Ecoturismo: Perspectivas de Desenvolvimento nas Florestas Nacionais da Amazônia
Autor: Fagno Tavares de Oliveira

2° Lugar
Título: Regulação de Florestas Inequiâneas sob Manejo Florestal Comunitário na Amazônia
Autor: Diego Armando Silva da Silva

3° Lugar
Título: Raio Econômico como um Indicativo para a Definição de Concessões Florestais: Um Estudo de Caso no Estado do Acre
Autor: Zenobio Abel Gouvea Perelli da Gama e Silva

Menção Honrosa
Título: Crescimento Econômico e Demanda de Recursos Florestais no Brasil
Autor: Fernanda Paim Gomes.

 (Ascom/MMA) 

Compartilhar
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014