Salve a Amazonia
5 de junho de 2017
publicado às 08h31
Presidente da ATM e prefeitos participam do 3° Fórum de Governadores Brasil Central

Presidente da ATM e prefeitos participam do 3° Fórum de Governadores Brasil CentralO presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, e os prefeitos Carlos Amastha (Palmas), Kinka Nunes (Araguaçu), Laurez Moreira (Gurupi), Nelsinho (Lagoa da Confusão) e Ronaldo Dimas (Araguaína) participaram do 3° Fórum de Governadores do Brasil Central, nesta sexta-feira, 02, em Palmas. O encontrou dos chefes do executivo estadual abordou a atuação das agências de fomento, Mercado Comum e projetos de turismo.

O fórum teve a discussão dos governadores Marcelo Miranda (Tocantins), Marconi Perillo (Goiás), Confúcio Moura (Rondônia), Reinaldo Azambuja (Mato Grosso do Sul), Flávio Dino (Maranhã), além do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho. Participaram ainda, os deputados federais do Tocantins Carlos Gaguim, César Halum e Josi Nunes, além de deputados estaduais e secretários de Estado.

Propostas municipalistas

Os governadores defenderam a importância da formação de um Mercado Comum do Brasil Central, o Projeto de Turismo Integrado para a região, e a compra compartilhada de medicamentos entre os estados, com um detalhe: que todas as pautas tenham um viés municipalista. As declarações foram dadas em coletiva à imprensa, realizada antes do evento.

“Estamos chamando os municípios para o centro das nossas discussões, afinal, o que estamos discutindo aqui refletirá diretamente nas cidades. Foi uma proposta nossa essa integração dos municípios, e eu fiz questão de que, nesse encontro, pela primeira vez, pudéssemos contar com a presença dos prefeitos, para que eles já possam conhecer o que estamos discutindo”, ressaltou o governador do Tocantins, Marcelo Miranda.

Entusiasmo

Por fim, o presidente da ATM, Jairo Mariano, destacou os projetos discutidos no fórum e os benefícios que serão compartilhados com os Municípios. “Estamos (prefeitos) entusiasmados com as propostas aqui discutidas, principalmente diante do fato de que muito dos projetos aqui apresentados trarão benefícios direto aos Municípios”, disse Mariano, ao destacar ainda o projeto Monitora Tocantins, apresentado pela secretaria de Estado do Planejamento do Tocantins, que trará informações pontuais para o trabalho de planejamento das gestões municipais.

Tocantins

Essa é a terceira vez que o Tocantins sedia uma reunião do Fórum do Brasil Central. Desde que foi criado, em julho de 2015, os governadores dos estados que formam o Consórcio já se reuniram 15 vezes.

O Fórum

O Fórum foi articulado pelo ex-ministro de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Mangabeira Unger, com o objetivo de fomentar o crescimento individual e regional, com base na cooperação entre os chefes da administração pública.

Consórcio

A melhor forma encontrada, após estudos jurídicos, foi a formação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central. Uma associação pública de natureza autárquica, com autonomia administrativa e financeira, bem como patrimônio e receitas próprios. (com informações da Secom/TO)

Victor Morais/Ascom ATM

Compartilhar
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014