Salve a Amazonia
19 de outubro de 2016
publicado às 10h15
Presidente do STF afirma ao vivo no Roda Viva, da TV Cultura, que vaquejadas são maus-tratos

presidente-do-stf-afirma-que-vaquejadas-sao-maus-tratosDurante o programa Roda Viva, que foi ao ar na noite dessa segunda-feira (17), a ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), voltou a afirmar publicamente que considera as vaquejadas como atividades que causam maus-tratos aos animais.

Indagada pela jornalista Eliane Cantanhêde, do jornal O Estado de S. Paulo, a respeito de seu voto contra a realização de vaquejadas durante um julgamento no STF, a ministra reafirmou sua posição. Ela explicou que os vídeos das vaquejadas foram fundamentais para que ela entendesse que se trata mesmo de algo cruel com os animais.

“Quando começou o julgamento – antes eu tinha apenas lido os textos memoriais –, eu até achei que era algo festivo, cultural. Mas quando eu fui assistir ao que eles fazem com o touro, aí era impossível, porque aí põe em estado mesmo de sofrimento. Foi por isso que eu votei.”– disse.

Outro aspecto que ela considerou relevante para tomar sua decisão de ser contra as vaquejadas é a insensibilização ao sofrimento humano e animal que eventos assim ocasionam.

“Tudo que põe em estado de sofrimento animal, inclusive passa para o ser humano uma abertura para ele também se tornar mais e mais insensível com o sofrimento. E a insensibilidade com o sofrimento de um animal passa para a insensibilidade com outro ser humano e nós estamos vendo em que sociedade nós estamos vivendo, em que a vida, no final, fica valendo pouco.” – finalizou a ministra.

Assista ao vídeo | YouTube

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014