Salve a Amazonia
22 de março de 2016
publicado às 15h32
Programa Água Brasil lança nova fase com foco no Cerrado

Programa Água Brasil lança nova fase com foco no CerradoApós cinco anos de realizações e em comemoração ao Dia Mundial da Água, 22 de março, o Programa Água Brasil renova seu compromisso e sua contribuição para a melhoria da qualidade e o aumento da quantidade das águas no Brasil.

No período de 2016 a 2020, está previsto investimento de R$ 50 milhões com objetivo de aumentar a disponibilidade hídrica e a cobertura de vegetação nativa nas bacias atendidas pelo Programa; desenvolver modelos de negócios para promoção da restauração e manejo de florestas, eficiência hídrica e energética; conscientizar a sociedade sobre o uso inteligente da água e do meio ambiente; e novos estudos e ferramentas para gerenciamento de risco socioambiental.

No campo, o programa terá sua atuação focada no bioma Cerrado, considerado o “berço das águas” no Brasil. Nesta região nascem seis das oito grandes bacias do país, como a Amazônica e São Francisco. Apesar de sua grande importância, o Cerrado está ameaçado e necessita de iniciativas inovadoras em gestão de recursos hídricos.

O  Programa Água Brasil contribuirá ainda com as metas do iNDC brasileiro (intended Nationally Determined Contribution) – compromisso firmado com as Nações Unidas para redução voluntária de emissões de gases de efeito estufa e recuperação de floresta nativa, assumido na COP 21, em Paris.

“Com os resultados relevantes dos cinco anos do Programa sob o ponto de vista econômico, social e ambiental, nós do Banco do Brasil juntamente com os parceiros, estamos confiantes para dar continuidade à conservação de um bem que é tão vital para as organizações, sociedade e meio ambiente”, afirma Osmar Dias, vice-Presidente de Agronegócios e micro e pequenas empresas do Banco do Brasil, porta-voz do Programa Água Brasil.

O CEO do WWF-Brasil, Carlos Nomoto, comemora a nova etapa do Programa: “Cada vez mais em pauta no Brasil, as questões relacionadas à água são foco do Programa Água Brasil há cinco anos, e já beneficiou 11 milhões de pessoas direta e indiretamente. Agora ganhamos um novo impulso para trabalhar no aumento da recuperação florestal em larga escala, com inclusão social e geração de renda”.

O Programa

O Programa Água Brasil é uma iniciativa do Banco do Brasil, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, WWF-Brasil e Agência Nacional de Águas (ANA), que dissemina ações sustentáveis, desenvolve modelos de negócios e mobiliza a população para a melhoria da qualidade e ampliação da qualidade de água no país.

Criado em 2010, atua no campo com boas práticas ambientais, como restauro de vegetação, próximas a bacias hidrográficas e, em seu primeiro momento, também investiu na conscientização sobre consumo e descarte no ambiente urbano.

Em seus primeiros cinco anos, mais de 11 milhões de pessoas foram beneficiadas direta e indiretamente nos eixos Água e Agricultura e Cidades Sustentáveis do projeto.

Na microbacia de Pipiripau (DF) houve um aumento da oferta de água suficiente para mais de 37 mil pessoas nas cidades de Planaltina e Sobradinho. Em Guariroba (MS), o aumento foi o bastante para mais de 40 mil pessoas em Campo Grande.

Na primeira fase, os biomas Cerrado e Caatinga foram impactados com o desenvolvimento da produção agroecológica de alimentos, enquanto na Mata Atlântica houve o crescimento da produção sustentável de cana-de-açúcar e diminuição de até 30% nos custos de recuperação florestal.

No Norte e Sul do país, mais de 50 mil pessoas foram conscientizadas sobre o consumo e a gestão de resíduos sólidos.

No primeiro ciclo, que compreendeu de 2010 a 2015, o investimento foi de R$58 milhões. (WWWF-Brasil).

Compartilhar
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014