Salve a Amazonia
8 de novembro de 2017
publicado às 15h27
Programa Água Brasil realiza capacitação em Campo Grande

Programa Água Brasil realiza capacitação em Campo Grande

Os produtores e trabalhadores rurais da bacia do Guariroba, aos arredores de Campo Grande (MS), tem mais um motivo para comemorar. O Programa Água Brasil realizou uma capacitação para 23 pessoas sobre restauração ecológica.

O treinamento, realizado nos dias 16 e 17 de outubro, faz parte da iniciativa de conservação da bacia hidrográfica e serviu para oferecer maior conhecimento técnico aos moradores da região, para que eles próprios possam executar as ações de recuperação de vegetação nativa da bacia.

Além dos conceitos de restauração ecológica, ​os participantes foram capacitados nas metodologias que serão aplicadas na recuperação da bacia, como condução da regeneração natural, plantio em linhas, plantio em adensamento, enriquecimento e semeadura direta (“muvuca”). Também foram apresentados os procedimentos operacionais envolvidos na restauração ecológica, com discussão teórica e parte prática. Foi fornecido aos participantes material didático para posterior consulta.

O Programa Água Brasil atua no Guariroba desde 2010, colaborando para a recuperação de 107 hectares de Área de Preservação Permanente (APP) nas sub-bacias do Guariroba e Saltinho. Desde 2016, o trabalho foi ampliado para toda a bacia do Guariroba (sub-bacias Tocos, Rondinha e Reservatório) e 27 hectares já foram restaurados nesse ciclo de chuvas (2017/2018).

Antes desta capacitação, seis produtores e funcionários já haviam sido capacitados. O evento dos dias 16 e 17 contou com a parceria da Bíon Consultoria Ambiental, IIRD Gestão Ambiental, Associação de Recuperação, Conservação e Preservação da bacia do Guariroba, Sindicato Rural de Campo Grande e Secretaria de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur).

Programa Água Brasil

Parceria do Banco do Brasil com o WWF-Brasil, a Agência Nacional de Águas e a Fundação Banco do Brasil, o PAB é um programa que existe desde 2010 e vem buscando aumentar a quantidade e melhorar a qualidade das águas no Brasil através do trabalho em bacias estratégicas.

No Guariroba, o PAB atua em parceria com o Programa Manancial Vivo, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, em que o produtor inscrito realiza ações de conservação em sua propriedade que geram serviços ambientais na região, e é reconhecido como Produtor de Água, recebendo Pagamentos por Serviços Ambientais. (WWF – Brasil).

Compartilhar
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014