Salve a Amazonia
21 de abril de 2015
publicado às 20h33
Programação diversificada marca os 55 anos de Brasília

arte-para-todos-os-gostos-na-comemoracao-do-aniversario-de-brasiliaA capital do país está em festa ao completar 55 anos. E durante todo o dia diversos pontos da cidade foram palco de apresentações culturais e artísticas. Muita dança, grafite, teatro, exposições e música animaram os brasilienses.

A festa pelos 55 anos de Brasília, completados nesta terça (21), tem apresentações do músico Hamilton de Holanda, das cantora Ellen Oléria e Rosa Passos e da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro. Diferentemente dos últimos anos, não haverá uma festa na Esplanada dos Ministérios.

O governo do DF gastou R$ 620 mil na celebração deste ano, 5% dos R$ 12,6 milhões de 2014. A programação inclui 57 eventos, entre gratuitos e pagos, espalhados em 27 locais. Os festejos começaram no dia 16 e terminam no início de maio.

Além da redução no gasto direto com a festa, o GDF ainda reduz custos indiretos, como a alocação de policiais e equipamentos para garantir a segurança do evento. Em 2013, por exemplo, a PM destacou 2 mil homens para o patrulhamento na Esplanada por três dias e mobilizou 160 viaturas, 100 motos, 1 helicóptero e 21 cavalos. A festa daquele ano teve shows de Milton Nascimento, Maria Gadú e Lenine, e reuniu cerca de 120 mil pessoas na Esplanada.

Mesmo modesta em relação aos anos anteriores, a festa deste ano só foi possível devido a parcerias firmadas entre organizações não governamentais, empresas privadas e artistas locais, disse na semana passada o secretário de Cultura, Guilherme Reis. “Alguns artistas vão se apresentar de graça em contrapartida ao Fundo de Apoio à Cultura”, afirmou.

Veja a agenda desta terça

Torre de TV (música)
18h: Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro com trilhas de cinema e abertura do violeiro Roberto Corrêa
20h: Baile do Almeidinha com Hamilton de Holanda, Rosa Passos e Ellen Oléria

Feira da Torre de TV (teatro)
16h – Os Dez Mandamentos da Capital
17h – O Auto da Compadecida

Estação Central do Metrô
15h: dança e show da banda Metrobala

Cine Brasília
15h: Festival Retrato Brasília (DJs)

Parque da Cidade
Das 13h às 21h, no estacionamento 4: Pic Nik no Parque (quiosques e música).

(G1). Foto: Orlando Silva – Fato online.

Compartilhar
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014