Salve a Amazonia
19 de março de 2015
publicado às 15h10
Projeto destina 12,5 milhões de dólares a preservar ecossistemas marinhos do norte brasileiro

7b688a83f9O Projeto Aceleração da Implementação do Programa de Ação Estratégica para a Gestão Sustentável de Recursos Marinhos Vivos que Compartilham os Grandes Ecossistemas Marinhos da Plataforma Continental do Caribe e do Norte do Brasil foi formalmente aprovado pelo diretor executivo da Global Environment Facility (GEF), em 4 de março de 2015. Sob a liderança técnica do Comitê Oceanográfico Intergovernamental (COI-UNESCO) e implementado em conjunto com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), é um programa de cinco anos que tem como objetivo facilitar a implementação do Programa de Ação Estratégica para a Gestão Sustentável de Recursos Marinhos Vivos que Compartilham os Grandes Ecossistemas Marinhos da Plataforma Continental do Caribe e do Norte do Brasil (CLME+ SAP).

O COI-UNESCO e o PNUD anunciaram que a GEF aprovou uma doação de US$ 12,5 milhões para que esse projeto, com duração de cinco anos, seja implementado pelos países da COI-CARIBE, por parceiros da ONU e por organizações regionais.

O Projeto CLME (Caribbean Large Marine Ecossystems) auxilia os países participantes, que se localizam na região do Grande Caribe, a melhorar a gestão de seus recursos marinhos vivos – em sua maioria, considerados totalmente explorados ou superexplorados – por meio de uma gestão baseada em ecossistema (GBE). Essa abordagem objetiva garantir a sustentabilidade dos bens e dos serviços fornecidos pelos recursos marinhos vivos que compartilham a área, com o apoio de uma forte governança cooperativa.

Por meio de uma análise diagnóstica transfronteiriça preliminar, foram identificadas três prioridades entre os desafios que afetam o CLME:

  • exploração não sustentável de peixes e de outros recursos marinhos vivos;
  • degradação do hábitat e modificação das comunidades; e
  • poluição.

O Projeto Aceleração da Implementação do Programa de Ação Estratégica para a Gestão Sustentável de Recursos Marinhos Vivos que Compartilham os Grandes Ecossistemas Marinhos da Plataforma Continental do Caribe e do Norte do Brasil busca alcançar a implementação do CLME+ SAP, por meio da facilitação da gestão baseada em ecossistema/abordagem de ecossistema para pesca (GBE/AEP) para a região CLME+, de forma que seja possível assegurar a oferta de bens e serviços na região de maneira sustentável e resiliente ao clima.

Em função de sua natureza regional e abrangente, o Projeto PNUD GEF CLME+ está posicionado de maneira singular para enfrentar as causas da degradação ambiental, em particular, as falhas e as fraquezas nos mecanismos governamentais transfronteiriços e intersetoriais. Nesse contexto, o projeto irá ajudar as partes interessadas a alcançar formas melhores de coordenação, colaboração e integração entre o vasto leque de projetos e iniciativas – em andamento e recém-planejadas – que sejam relevantes para os amplos objetivos do CLME+ SAP.

Compartilhar
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014