Salve a Amazonia
8 de junho de 2016
publicado às 18h54
Reestruturação ameaça reduzir serviços dos Correios

Reestruturação ameaça reduzir serviços dos CorreiosA Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional aprovou hoje requerimento para realizar audiência pública que debaterá o plano de reestruturação dos Correios. O pedido é da deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP) e do deputado Angelim (PT/AC), com subscrição dos deputados Arnaldo Jordy (PPS/PA) e Rocha (PSDB/AC). Segundo a deputada amapaense, os estados da região Norte terão prejuízo na quantidade e qualidade dos serviços, já que há previsão de redução de agências e postos em todos os estados da Amazônia.

Menos agências – Segundo explicou Janete Capiberibe na justificação do requerimento, “com a nova estrutura, os serviços postais e bancários serão ofertados em apenas 14 agências em todo o Amapá, ou seja, haverá Municípios do Estado que não serão atendidos pelos referidos serviços”. Hoje são 28 agências em todos os 16 municípios e nos Distritos do Bailique e Lourenço, no Amapá.

“A reestruturação dos Correios não pode considerar só o aspecto econômico. É preciso considerar o papel social dessa empresa pública, até agora presente em todos os municípios brasileiros com identidade própria, prestando vários serviços, inclusive como banco postal. As comunidades ficarão abandonadas?”, questiona a socialista.

A previsão de implantação do processo de reestruturação é o próximo dia 10. Conforme o sindicato dos servidores, as Diretorias Regionais dos Estados do Amapá, Acre e Roraima seriam extintas, submetendo os processos de atendimento, operacionais, comerciais, administrativos e de gestão à Diretoria Regional do Pará.

Convidados – Serão convidados para a audiência pública o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, o presidente dos Correios, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Empresa Brasileira dos Correios e Telégrafos – SINTECT – do Amapá, Decirio Belém da Costa e o delegado sindical, Waldir Sena de Oliveira.

Foto: Rafael Avelino – Texto: Sizan Luis Esberci

Compartilhar
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014