Salve a Amazonia
11 de agosto de 2017
publicado às 12h05
Secretários de Estado antecipam discussões do Fórum de Governadores da Amazônia Legal

Secretários de Estado antecipam discussões do Fórum de Governadores da Amazônia LegalAntecipando o Fórum de Governadores da Amazônia Legal, os secretários de Planejamento, da Comunicação, Meio Ambiente e da Segurança Pública dos estados amazônicos discutiram nesta quinta-feira, 10, assuntos pertinentes a essas pastas. A ideia é debater os assuntos a serem apresentados nesta sexta-feira, 11, aos chefes do Executivo. O Tocantins encontra-se representado, respectivamente, pelos secretários David Torres, Kênia Borges, Meire Carreira e pelo delegado Guilherme Martins, representando a Secretaria de Estado da Segurança Pública. As discussões ocorreram no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT).

“Muito proveitosas as reuniões, principalmente pelos avanços obtidos no sentido de consolidarmos o Consórcio da Amazônia Legal, instrumento que facilitará o desenvolvimento de ações e projetos”, avaliou o secretário David. As discussões nas demais Câmaras Técnicas também estão bem adiantadas. Enquanto membro da Câmara Administrativa, ele adiantou alterações na agenda desta sexta-feira, 11. “Os governadores foram convidados para participar de evento com o Presidente Michel Temer em Lucas do Rio Verde, aqui em Mato Grosso. A reunião deles deverá ser alterada, estando prevista para iniciar por volta das 11 horas”, adiantou.

Meio Ambiente

As discussões relacionadas ao Meio Ambiente são destaques no Fórum. Dentre elas, sobressaem-se as estratégias a serem apresentadas no Encontro Anual de Governadores, que será realizado na Indonésia, no período de 25 a 29 de setembro deste ano. “Será um evento onde os governadores discutirão uma força-tarefa voltada para o clima e a proteção da floresta Amazônica”, esclareceu a secretária Meire Carreira.

Segundo ela, também foram pautas de discussão assuntos como a redução do desmatamento, Cadastro Ambiental Rural (CAR), Programa de Regularização Ambiental (PRA), e temas que estão sendo denominados de Desafio Balikpapan, cidade portuária na costa oriental de Bornéu, localizada numa região famosa por sua riqueza em recursos naturais.

Ainda em pauta nesta Câmara, o fortalecimento das delegacias de repressão a crimes contra o meio ambiente; instituição de sistema de informações compartilhado sobre crimes contra o meio ambiente entre os estados integrantes do consórcio; planejamento integrado de operações conjuntas de repressão a crimes contra a fauna e a flora, especialmente contra o desmatamento na Amazônia Legal; e o  fortalecimento de fiscalização nas fronteiras interestaduais, com integração com órgãos federais e estaduais (Ibama, Naturatins e Adapec).

Segurança Pública

O tráfico de drogas e a intensificação dos trabalhos de inteligência e compartilhamento de informações entre a Polícia Civil dos estados amazônicos, de forma a combater o crime entre fronteiras, foram rediscutidos na Câmara da Segurança, visando fortalecer a segurança dos estados da região. “Avançamos em propostas a serem apresentadas amanhã [sexta, 11] aos governadores. Acreditamos que teremos bons resultados, com a proposta que visa fortalecer o efetivo e operações integradas nas fronteiras dos estados”, disse delegado Guilherme Martins.

Comunicação Pública

Durante a reunião da Câmara dos secretários de Comunicação, foi apresentada a minuta do estatuto, a logomarca e as ações conjuntas de Comunicação e Publicidade. Desenvolvidas de forma integrada pelos estados-membros, as estratégias, segundo a secretária Kênia Borges, objetivam otimizar e provocar boa repercussão no processo de divulgação das ações do Fórum. (Suzana Barros/Governo do Tocantins).

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014