Salve a Amazônia
9 de outubro de 2020
publicado às 12h58
Semana de Conscientização e Proteção dos Direitos dos Animais

Com o objetivo estimular uma reflexão sobre os direitos dos animais, foi realizada até o dia 9 de outubro, a 1ª Semana de Conscientização e Proteção dos Direitos dos Animais. As palestras, que ocorreram de forma virtual, foram uma iniciativa do Comitê Estadual de Proteção e Defesa dos Animais (Pró-Animais).

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e coordenador do Comitê Pró-Animais, Renato Jayme, destacou a importância do envolvimento de todos os poderes. “Com a colaboração das instituições públicas estaduais, municipais ou organizações não governamentais, vamos conseguir desenvolver ações na elaboração de políticas públicas e regulamentações necessárias para nossa sociedade que tenham como finalidade resguardar o direito dos animais”, pontuou.

A atuação do Centro de Fauna do Tocantins (Cefau), do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), foi tema de uma das palestras realizadas no primeiro dia de encontro, cujo eixo principal foi dos animais silvestres. O assunto foi amplamente discutido e os participantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o trabalho de acolhimento dos animais que é desenvolvido pelo Cefau.

“Enfrentamos aqui, no Estado, problemas como estiagem e queimadas que impactam os animais, pois quando eles não chegam queimados, chegam órfãos, porque perderam as mães. Muitos ainda são atropelados, porque ficam desorientados e saem correndo, e esse trabalho de receber esses animais nessa situação é feito pelo Cefau. O nosso objetivo é salvar, proteger e devolver esse animal à natureza sempre que possível”, destacou a médica veterinária do Naturatins, Graciela Alves Pacheco.

A programação seguiu com palestras ancoradas no tema animais domésticos e domesticados, e com o tema animais de esportes. Os interessados puderam acompanhar as palestras através do canal da Semarh no YouTube.

Comitê Pró-Animais

O Comitê Pró-Animais promove, estimula, fortalece e avalia a implementação das Políticas Públicas Estaduais em defesa dos direitos dos animais em todo o Estado do Tocantins, através de debates para a discussão e tomada de decisões sobre o tema. A composição dos membros e respectivos suplentes do Comitê Pró-Animais é feita por indicações dos órgãos, entidades públicas e privadas a que representam, e designados por ato do Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos para mandato de dois anos, permitida uma recondução. Para o cumprimento de suas atribuições, o Comitê conta com o apoio de órgãos e entidades públicos ou privados, da sociedade civil organizada, assim como especialistas e técnicos.

Fonte: Secom TO

Compartilhar
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014