Salve a Amazonia
23 de novembro de 2016
publicado às 07h33
Seminário em Guaraí apresenta resultados do Programa de Educação Infantil

seminario-em-guarai-apresenta-resultados-do-programa-de-educacao-infantiDesde 2015, Guaraí é um dos 20 municípios em todo o país que participam do Programa Nacional de Educação Infantil (PEI), realizado pelo Banco Santander em cooperação com o Ministério da Educação e Cultura (MEC), e parceria técnica com o Instituto Avisalá.

Com duração de três anos – tendo iniciado em 2015 e se estendendo até final de 2017 – o programa conta com seminários presenciais, reuniões à distância e formações, cujo objetivo é aprimorar a atuação de técnicos das Secretarias de Educação, visando a qualidade do atendimento oferecido a crianças de 0 a 5 anos de idade, de creches e pré-escolas da Rede Municipal de Ensino.

Em 2016, na área pedagógica, foi trabalhado o tema “Cultura escrita e ocupação criança”.

O resultado foi demonstrado no “I Seminário de Educação Infantil do PEI do Município de Guaraí”com palestras e a apresentação dos trabalhos feitos nas escolas das ações vivenciadas na área pedagógica nos eixos: brincar, ocupação criança e cultura escrita.

O evento foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Participaram 30 professores, diretores e coordenadores da educação infantil.

Já as ações de saúde e bem estar foram também evidenciadas na sequência do seminário.

O programa

Desde a implantação do Programa Nacional de Educação Infantil (PEI), os representantes da Secretaria Municipal de Educação (formadores locais) – Itamara da Costa Castro, Merelice Marinho Bispo e Mércia Teixeira Sobrinho Lopes – participam do processo formativo nas áreas pedagógicas e de saúde e bem estar, para que desenvolvam projetos institucionais de formação continuada de diretores e coordenadores pedagógicos da rede pública local de ensino.

As formadoras locais realizam a capacitação com diretores e coordenadores seguindo as orientações do Programa. Os diretores e coordenadores, por sua vez, planejam e desenvolvem concomitantemente, a formação de suas equipes de educadores, incluindo, além dos professores, todo o pessoal de apoio (cozinheiras, auxiliares de limpeza, coordenadores de apoio, agente escolar de saúde e vigias).

Compartilhar
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014