Notícias
Estados
Academia de Letras

José Sarney participou de homenagem ao bicentenário de Gonçalves Dias

10 de agosto de 2023 às 22:16h

Durante o bate-papo, José Sarney, que também é membro da Academia Brasileira de Letras, falou sobre literatura e relembrou sua carreira como escritor.

O ex-presidente José Sarney fez uma palestra em homenagem ao bicentenário do poeta Gonçalves Dias, na Academia Maranhense de Letras (AML), em São Luís, nesta quarta-feira (9).

Durante o bate-papo, José Sarney, que também é membro da Academia Brasileira de Letras, falou sobre literatura e relembrou sua carreira como escritor para os estudantes do Centro Educa Mais Professora Margarida Pires Leal.

“O caminho pra ascender na vida é o de educação, tudo que eu consegui na vida foi através do estudo. Quero que todos tenham êxito. A educação nos proporciona dominar conhecimentos. Eu sou até hoje um estudante. Leiam, leiam sobre tudo”, disse José Sarney ao grupo de jovens.

O ex-presidente ainda disse que considera Gonçalves Dias como um dos três poetas mais importantes junto com Camões e Fernando Pessoa. Na noite desta quarta-feira (9), José Sarney também participa, na AML, da palestra com o professor e escritor Antônio Carlos Secchin, da Academia Brasileira de Letras, em celebração aos 200 anos do poeta Gonçalves Dias.

Exposição em homenagem ao bicentenário

 

Solenidade celebra os 200 Anos de nascimento do poeta Gonçalves Dias, no MA — Foto: Reprodução/TV Mirante

Solenidade celebra os 200 Anos de nascimento do poeta Gonçalves Dias, no MA — Foto: Reprodução/TV Mirante

Para comemorar o bicentenário deste que é considerado um dos maiores literatos brasileiros, será aberta nesta quinta-feira (10) a exposição “200 anos de Gonçalves Dias”, realizada no Arquivo Público do Estado do Maranhão (APEM), situado na Rua de Nazaré, no Centro Histórico de São Luís.

A mostra, que acontece até o próximo dia 31 de agosto, apresentará diversos documentos que tratam sobre Gonçalves Dias como correspondências de diversas autoridades do Governo do Estado como o chefe de Polícia do Maranhão, documentos que tratam sobre o naufrágio no qual morreu o poeta e as buscas pelos restos mortais, o resgate dos pertences, o trabalho referente aos arquivos das províncias, as diversas homenagens feitas em decorrência de sua morte entre diversos outros.

Ao todo, foram selecionados cerca de 20 livros e documentos que datam a partir de 1864, ano do naufrágio em que morreu Gonçalves Dias.

Fonte: G1