Por cerca de 20 minutos, uma intensa chuva de granizo atingiu parte da área rural de Nova União, município próximo de Ji-Paraná (RO), região a pouco mais de 370 quilômetros de Porto Velho, por volta das 17h desta terça-feira (14). Apesar disso, a Defesa Civil informou que não houve registro de incidentes (veja vídeo).
Chuva de granizo atinge município próximo de Ji-Paraná
As pancadas impressionaram os moradores da área. O produtor rural Arede Eduardo Gambest, por exemplo, chegou a registrar o fenômeno, já que não acreditou quando viu cair blocos de gelo.
“Fiquei muito impressionado. Moro aqui no município de Nova União há aproximadamente 30 anos e nunca tinha visto isso aqui”, destacou o morador.
O G1 procurou o Corpo de Bombeiros para saber sobre possíveis ocorrências causadas pela tempestade. A corporação disse que não recebeu qualquer registro de incidentes.
De acordo com o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), as chuvas de grazino aparecem com mais frequência nesse período do ano. Isso ocorre quando há choque da massa de ar seco com a massa de ar fria.
Assim, há a criação de nuvens de grande extensão de cinco a 20 quilômetros de altura, com temperaturas abaixo de zero grau, gerando o gelo.
Essa é a segunda chuva de grazino registrada em menos de uma semana. No dia 8 de agosto, uma chuva de granizo assustou os moradores de uma área rural em Vilhena (RO), município a pouco mais de 700 quilômetros da capital.
Blocos de gelo formados pela chuva de granizo em Vilhena. (Foto: Reprodução)
Na ocasião, a tempestade apenas de blocos de gelo durou pelo menos 20 minutos. Já as pancadas combinadas com chuva e ventos fortes, entre 35 e 40 minutos.