Para reforçar as ações desenvolvidas pelo Projeto Quelônios, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) assinou na manhã desta quarta-feira, 7, um Termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura de Araguacema. O termo foi assinado pela vice-presidente do Naturatins, Lúcia Leiko Tacaoka Muraishi Garcia e a prefeita do município, Isabella Alves Simas Pereira.
O termo prevê o desenvolvimento de atividades conjuntas destinadas ao controle, monitoramento, proteção, educação ambiental e manejo na execução do Projeto Quelônios, a ser realizado no município de Araguacema. O Naturatins está responsável pela coordenação dos trabalhos de campo da Base Operacional do Projeto Quelônios, em Araguacema.
A vice-presidente do Naturatins, Lúcia Leiko Tacaoka Muraishi Garcia, informou que o Projeto Quelônios iniciou as ações no mês de setembro e que o termo é para oficializar a parceria já existente entre o órgão ambiental e a Prefeitura. As ações ocorrem até dezembro.
Projeto
Neste ano, o monitoramento do período da desova das tartarugas da amazônia e tracajás está sendo executado pelos técnicos do Naturatins da Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão. Uma base foi construída na Praia da Gaivota, município de Araguacema.
A ação, que abrange o monitoramento e acompanhamento desses animais nos rios do Estado, desde a desova até a introdução dos filhotes na natureza, contribui para recompor a espécie e, sobretudo, para que a tartaruga saísse, em 2003, da lista de animais em extinção. (Secom – TO).