Salve a Amazonia
17 de janeiro de 2017
publicado às 17h45
UNESCO realiza evento na Itália para jovens moradores de Reservas da Biosfera

UNESCO realiza evento na Itália para jovens moradores de Reservas da BiosferaA Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) promove em setembro, na Itália, um fórum destinado a jovens de 18 a 30 anos que moram ou trabalham em reservas de biosfera, ou que estudam ou conduzem pesquisas nessa área.

O evento ocorrerá de 18 a 23 de setembro na Reserva da Biosfera do Rio Pó, perto de Veneza. Os debates discorrerão sobre o futuro dessas reservas e têm como objetivo ouvir os jovens sobre seu engajamento no Programa O Homem e a Biosfera (MAB – Man and the Biosphere).

Criado como resultado da Conferência sobre a Biosfera realizada pela UNESCO em Paris em 1968, o MAB é um programa de cooperação científica internacional sobre as interações entre o homem e seu meio.

Seu objetivo é buscar o entendimento dos mecanismos dessa convivência em todas as situações bioclimáticas e geográficas da biosfera, procurando compreender as repercussões das ações humanas sobre os ecossistemas mais representativos do planeta.

Em colaboração com o escritório regional da UNESCO em Veneza, o secretariado do MAB oferece com esse evento a oportunidade de jovens tornarem-se ativos no programa e contribuírem com o desenvolvimento sustentável de suas comunidades.

Os cinco dias de evento serão organizados em sessões plenárias e paralelas, que acontecerão em diversos locais simbólicos do delta do rio Pó para encorajar as trocas entre participantes e os atores do território.

Segundo a UNESCO, em breve, uma consulta online de larga escala entre jovens do MAB será realizada, proporcionando a eles a chance de manifestar suas expectativas e questões que serão debatidas durante o fórum.

Até o momento, foram identificadas três áreas temáticas prioritárias: a contribuição da juventude para a vida das Reservas da Biosfera; pesquisas e estudos sobre o desenvolvimento sustentável das Reservas da Biosfera; um futuro sustentável para a juventude das Reservas da Biosfera.

Os participantes serão nomeados pelos respectivos gerentes/coordenadores das Reservas da Biosfera e serão apoiados pelos Comitês Nacionais do MAB.

Três principais categorias de participantes devem ser igualmente representadas no evento: jovens ativos na sociedade civil (associações) de seus territórios; jovens que estudem/pesquisem seus territórios; jovens que tiram seu sustento das Reservas da Biosfera.

Para participar do encontro, é necessário ter bom conhecimento de inglês, uma vez que este será o idioma utilizado em todas as atividades do evento.

Com o apoio financeiro da UNESCO e da Fundação Cassa di Risparmio di Padova e Rovigo, os organizadores do evento poderão cobrir custos de viagem de até 100 participantes, especialmente de países e ilhas menos desenvolvidos ou em desenvolvimento. A agência da ONU também irá arcar com os custos de acomodação de até 250 participantes.

Potenciais participantes estão convidados a preencher o formulário de candidatura pelo link http://www.MYForum2017.com, anexando uma carta de motivação e uma carta de recomendação/apoio de sua Reserva da Biosfera.

Jovens Embaixadores do MAB (idealmente, um por região do mundo) serão designados ao final do fórum para representar a comunidade Jovem MAB durante o Fórum da Juventude da UNESCO 2017, em Paris; e apresentar as mensagens do fórum ao Conselho de Coordenação Internacional do Programa MAB em junho de 2018. (ONU – Brasil).

Compartilhar
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014