O deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT) recebeu do Palácio do Planalto a notícia de que o governo autorizou a emancipação do campus da Universidade Federal de Rondonópolis (UFMT) que, com a autonomia, passa a se chamar Universidade Federal do Cerrado (UFCer).
“Mais uma luta, mais uma vitória!”, comemorou o deputado Carlos Bezerra, que participou do comitê de criação da UFCer, composto por vários segmentos da sociedade do município, desde a sua formação.
Para o deputado Bezerra, não foi uma conquista isolada. “Foi uma vitória com a participação de muitas pessoas, de praticamente toda a bancada federal e de deputados estaduais.
A Universidade Federal do Cerrado já nasce com toda a infraestrutura. A instituição possui mais de quatro mil alunos, 279 professores, cursos de graduação, mestrado e doutorado. O Ministério da Educação já havia emitido parecer favorável à autonomia, e dependia apenas da autorização da Presidência. “Foi uma conquista suprapartidária, uma conquista da sociedade”, disse Bezerra.
O deputado destaca que, com a autonomia, a Universidade do Cerrado vai poder contribuir com mais força para a região, que se destaca como o segundo maior polo econômico e populacional do Estado, com mais de 30 municípios e cerca de 500 mil habitantes. “Agora conquistamos a emancipação cultural e científica”, afirmou Bezerra.