Salve a Amazonia
20 de junho de 2016
publicado às 12h08
Visitas ao Parque Estadual do Lajeado são intensificadas

Visitas ao Parque Estadual do Lajeado são intensificadasA proximidade com Palmas faz do Parque Estadual do Lajeado (PEL), um atrativo natural de fácil acesso aos visitantes que, neste período, têm comparecido à Unidade de Conservação com frequência. O parque está localizado a cerca de 32 km da Capital, com acesso pela rodovia Palmas – Aparecida do Rio Negro, faz parte do bioma Cerrado e está inserido na Bacia do Rio Tocantins, possuindo uma área de aproximadamente 9 mil hectares. O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) é o órgão gestor do referido parque.

No último dia 14, a Unidade de Conservação recebeu a turma de Caracterização Ambiental I, do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Tocantins (UFT). O grupo participou de aula de campo e esteve sob a orientação da professora Adriana Malvásio.

Recentemente, o parque também recebeu alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), além de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), que tiveram aulas práticas.

Durante a programação, a equipe do parque faz uma apresentação da Unidade, quando são expostas as iniciativas realizadas no PEL e também é apresentado o histórico local. Dentre as atividades estão passeio pela trilha de trekking Brejo da Passagem, visita ao viveiro de mudas de plantas nativas e ao mirante Mangabeiras. A unidade possui inúmeras nascentes, além de mais dois mirantes.

As visitas são gratuitas e podem ocorrer em horário comercial, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. Para as visitas de instituições de ensino com turmas de mais de 20 pessoas, é necessário realizar o agendamento na Diretoria de Biodiversidades e Áreas Protegidas do Naturatins pelo telefone 3218-2641. Para demais visitas, o agendamento pode ser feito pelo e-mail da unidade: pel@naturatins.to.gov.br

Segundo o coordenador de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico, Marcelo Henrique Costa Rodrigues, o PEL também está recebendo competidores de provas esportivas, como corrida de aventura e mountain-bike.  Ele também destaca que o Parque está sendo estruturado para receber mais visitantes. “Queremos fazer toda a sinalização das trilhas e mirantes. Em alguns locais, instalamos mesas e bancos para maior comodidade dos visitantes”, ressaltou.

Proteção e preservação

O Parque Estadual do Lajeado tem como objetivo principal proteger amostras dos ecossistemas da Serra do Lajeado, assegurando a preservação de sua flora, fauna e demais recursos naturais, características geológicas, geomorfológica, e cênicas, proporcionando oportunidades controladas para visitação, educação e pesquisa científica. Também tem a finalidade de proteger os mananciais que abastecem a cidade e coibir a expansão urbana nas encostas. O parque foi criado pelo Governo do Estado, por meio da Lei n° 1.244, em maio de 2001. (Tânia Caldas / Governo do Tocantins).

Compartilhar
Comentários 
0
Escreva um comentário

Portal da Amazônia Legal © Todos direitos reservados 2014