Notícias
Estados
Parteiras Tradicionais

Projeto Parteiras do Amapá

24 de outubro de 2015 às 12:42h

Parteiras tradicionais do AmapáO Projeto Parteiras Tradicionais do Amapá, para incluir as parteiras tradicionais na saúde pública do estado, começou em 1996, durante o primeiro governo do PSB, coordenado pela agora deputada Janete Capiberibe, na gestão do governador João Capiberibe.
Em 1998, recebeu o Prêmio Paulo Freire, da UNESCO. Capacitou mais de 1,4 mil parteiras e as inclui no programa de renda do governo socialista. Elas recebiam cursos de capacitação, kits para partejar, acessórios necessários para seu deslocamento e meio salário mínimo de renda.
Em 2003, a deputada Janete levou o projeto para a Câmara dos Deputados. Em 2008, a parteira Jovita, e em 2014, a parteira Maria Luíza foram premiadas pela Câmara dos Deputados. A proposta da deputada Janete foi a espinha dorsal para debater a inclusão das parteiras tradicionais na saúde pública brasileira. Em 2011, o governador Camilo retomou o projeto das parteiras tradicionais do Amapá, que ficara paralisado entre 2003 e 2010.

Reportagem do Jornal Hoje recupera a inclusão das parteiras na saúde pública, iniciada no governo socialista do PSB!!

Assista:

 

http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-hoje/t/edicoes/v/parteiras-ajudam-a-fazer-do-amapa-um-dos-estados-com-menor-numero-de-cesareas/4556402/