Especialistas sugerem consumo de ovos veganos para evitar surtos de salmonela
16 de novembro de 2018 às 13:41h
Alternativas como a aquafaba podem ser utilizadas ao invés de ovos de origem animal
Especialistas estão pedindo para fabricantes de produtos de panificação que substituam ovos de animais por alternativas veganas.
A iniciativa tem o objetivo de proteger os consumidores contra doenças iminentes na indústria de ovos e reduzir os custos de produção durante um período em que estes estão procurando por rótulos de produtos livres de alérgenos.
“Surtos de salmonelas recentes e recalls de ovos também aumentaram a demanda por substitutos no segmento de panificação”, disse Kathy Sargent, diretora de inovação estratégica do departamento de panificação da empresa de bio-ingredientes Corbion Sargent, à Food Business News.
Sargent apontou para o desenvolvimento da “aquafaba” (salmoura de feijão e / ou leguminosas – principalmente grão de bico) como substituto viável de clara de ovo em produtos assados e condimentos.
Nesh Zalesny, gerente técnico de vendas da empresa de biotecnologia Fiberstar, concorda com a noção de Sargent de que os substitutos de origem vegetal são vitais para reduzir os custos de produção de produtos de panificação e proteger as empresas contra as perdas causadas pela volátil indústria de ovos de origem animal.
“Há muitos especialistas do setor dizendo que a próxima gripe aviária não é uma questão de ‘se’, mas ‘quando’”, disse Zalesny.
“Muitas das padarias de maior escala têm redução de ovos como projetos para mitigar riscos por esse motivo”.
Durante o surto de gripe aviária em 2015 nos Estados Unidos, muitas empresas optaram por alternativas veganas quando os preços dos ovos subiram vertiginosamente, incluindo o varejista 7- Onze, que substituiu toda a sua maionese por ovo sem alho, feito pela startup de tecnologia de alimentos JUST.
Em 2017, a JUST lançou o JUST Egg, baseado em feijão-de-mung, que superou os Egg Beaters de origem animal na categoria de ovos líquidos em um grande varejista apenas uma semana após sua estreia nas prateleiras das lojas.