Acre antecipa campanha contra desmatamento ilegal
12 de maio de 2020 às 16:19h
Campanha realizada normalmente em agosto, mas ser iniciada este mês para evitar queimadas durante a quarentena.
A campanha de combate e prevenção ao desmatamento ilegal e queimadas no Acre vai ser colocada em prática já neste mês de maio. Normalmente a campanha é iniciada em agosto.
A antecipação é para evitar fumaça no ar durante a pandemia da Covid-19. A preocupação é que os pacientes infectados ou com sintomas da doença piorem com a qualidade do ar ruim.
O estado tem 1.177 mil casos confirmados de Covid-19 até esta sexta-feira (8). Nas últimas 24 horas, foram registrados mais de 160 novos casos. O número de mortes subiu de 36 para 38.
A informação sobre a antecipação das ações foi confirmada pela diretora-executiva da Secretaria de Meio Ambiente do Acre (Sema), Vera Reis Brown, nessa sexta (8).
Na quinta (7), representantes do poder público que formam o Comitê de Ações Integradas de Meio Ambiente, criado em abril por meio de um decreto governamental, se reuniram.
“Não é porque tem muito registro, mas sim porque além das queimadas temos um processo sério de invasões de áreas públicas. Temos que cortar antes que fique pior. Estamos fazendo o monitoramento para acompanhar essas queimadas ilegais. O povo entra na terra, queima e se apropria”, frisou Vera.
Focos de queimadas
Vera acrescentou que o Acre já tem 21 focos de queimadas registrados até o momento. Os dados são de janeiro até maio.
“A reunião de fechamento do comitê vai ser na terça (12). Mas, já estamos levantando tudo, materiais e os técnicos. Vamos nos reunir novamente com o chefe da Casa Civil”, destacou.
Nas últimas semanas, a diretora disse que foi percebido registros de incêndio na região do Conjunto Habitacional Cidade do Povo, já na saída de Rio Branco. Com isso, a qualidade do ar na área urbana ficou ruim e preocupou os órgãos públicos.
“O risco de fogo está baixo, tivemos essa chuva e até a qualidade do ar melhorou muito do que estava na semana passada. O governo ficou preocupado porque os sintomas do coronavírus pioram com a fumaça”, alertou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/V/3/5sFnUZQWAfhqsS53RIvg/capturar.jpg)
Ações de combate ao desmatamento e queimadas vão ser antecipadas no Acre — Foto: Divulgação Secom
Ainda segundo a diretora, as equipes estão se preparando para as ações desde o mês de abril.
“Já estamos trabalhando na campanha porque a logística é complicada, temos que preparar todo material, tivemos que preparar um plano de trabalho e nossos técnicos ficaram 15 dias, cada dia uma equipe se reunindo com o Batalhão Ambiental, para fazer o plano de ação. Assinamos um termo de cooperação com várias instituições para ajudarem, concluiu.

Governo do Acre monta plano de contingência para coibir queimadas e desmatamentos