Notícias
Estados
Prevenção

Comitê do Fogo lança campanha #pantanal100cinzas

27 de maio de 2021 às 20:10h

Campanha virtual de prevenção às queimadas no Pantanal foi apresentada pelo Comitê Interinstitucional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais em evento online no dia 13 de maio

Por WWF-Brasil

O Comitê Interinstitucional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais para o Estado de Mato Grosso do Sul –Comitê do Fogo-, lançou nesta quinta-feira (13), a campanha online #pantanal100cinzas.

“A campanha integra o conjunto de ações já anunciadas pelo Governo do Estado para a prevenção e combate aos incêndios florestais neste ano de 2021, como a instituição do manejo integrado do fogo e os R$ 56 milhões em investimentos em equipamentos, veículos e aeronave para o Corpo de Bombeiros melhor combater o fogo”, comenta o secretário Jaime Verruck, da Semagro, que participa do lançamento.

A campanha #pantanal100cinzas é a primeira ação virtual organizada pelo Comitê do Fogo para prevenção a incêndios florestais no Pantanal sul-mato-grossense. Ela foi desenvolvida pelas instituições que compõem o Comitê, com recursos do WWF-Brasil, União Européia e conta com o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Semagro e do Imasul, com divulgação das peças publicitárias nas mídias do governo.

A campanha é composta de spots de rádios, material para publicação em redes sociais, cartilhas digitais com informações sobre o manejo integrado de fogo (prevenção e combate), divulgação das unidades de combate ao fogo, orientações para queima controlada, divulgação de números de emergência, orientações em caso de visualização de queimadas, bem como um histórico do fogo no Pantanal sul-mato-grossense.

A proposta da campanha é difundir a marca #pantanal100cinzas, criando uma identidade que leve à conscientização de todos os envolvidos com o Bioma: turistas, pescadores, agricultores, assentados, ribeirinhos e sociedade urbana. Alguns dos materiais estão disponíveis no site www.comitedofogo.ms.gov.br.

Sobre o Comitê do Fogo
O Comitê Interinstitucional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais para o Estado de Mato Grosso do Sul foi reativado em 2017 pelo Governo do Estado. Seu objetivo é promover a discussão, a gestão, a coordenação, o monitoramento, a avaliação, a prevenção e o combate aos incêndios florestais no Estado de Mato Grosso do Sul, incluindo propor normas.

Fazem parte do Comitê do Fogo: a Semagro, o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), o Ibama, Dnit, Agesul, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar de MS, Polícia Militar Ambiental, EMBRAPA (representando instituições de pesquisas e ensino), WWF-Brasil e SOS Pantanal (Representando Organizações Não Governamentais), Famasul, Reflore, Biosul e Ministério Público Estadual.

Fonte: WWF Brasil