Ficou comovido com os bois do Porto de Santos? Veja aqui 10 dicas de como se tornar vegano
16 de fevereiro de 2018 às 13:32h
O caso do Porto de Santos, em que 25 mil animais embarcaram, vivos, para uma viagem de semanas até a Turquia, sensibilizou muitas pessoas para os maus-tratos contra animais. É claro que, diante dessa situação crítica, a Mercy For Animals Brasil está articulada com outras ONGs e ativistas independentes e continua lutando para que a exportação de animais vivos seja proibida em todo o território nacional.
Desde sorvete, passando por queijo e manteiga, até hambúrgueres, bacon e cachorros-quentes, existem versões veganas deliciosas de todos os seus alimentos favoritos. Com alguns truques simples, podemos aproveitar facilmente muitas das nossas receitas. Além disso, toneladas de alimentos populares à venda nos mercados já são veganos — a gente só tem que ler a embalagem com cuidado!
2. Não se preocupe
Pode ser que muitos amigos e familiares te façam perguntas depois que souberem da sua opção, e você não precisa ter todas as respostas. Apenas seja honesto e fale por experiência própria. Expresse seus sentimentos. Se não souber, diga que vai entender melhor para explicar depois. Tente inspirar, e não julgar, as pessoas que não fizeram a mesma opção que você. Quem sabe amanhã elas mudam de ideia?
3. Faça um plano de refeições
Pesquise bastante e faça um plano de refeições semanal com receitas bem diversificadas, saborosas e nutritivas. Pode ser no papel mesmo, algo bem simples para ajudar você a se organizar e para não faltar nenhum ingrediente. Clique aqui se você precisa de algumas ideias.
4. Mantenha acessível
Alguns dos alimentos mais baratos do planeta são veganos, incluindo arroz, feijão, legumes, macarrão (desde que não seja feito com ovos) e todos os tipos de frutas e vegetais. Talvez você queira também comprar alguns produtos “especiais”, mais caros, mas eles não são a prioridade e nem indispensáveis.
Nas embalagens dos alimentos, logo abaixo de cada lista de ingredientes, os alérgenos estão listados em negrito. É comum que os produtores indiquem a presença de glúten, lactose, castanhas, crustáceos e outros produtos que podem causar alergia nos consumidores. Se na embalagem diz que contém leite ou ovos, é porque não é vegano. Mas tenha em mente que, se um rótulo diz “pode conter” leite ou ovos, isso não significa necessariamente que o produto os contém — significa apenas, em geral, que os alimentos foram processados na mesma máquina usada para processar outros alimentos que levam esses ingredientes. Esse aviso é para pessoas com alergias.
9. Seja pragmático
Ser vegano não é sobre ser perfeito, é sobre fazer o melhor possível para ajudar a acabar com a crueldade animal. Se você come algo que não é vegano, não se culpe: ao invés disso, foque em dar seu melhor na sua próxima refeição!

Ao escolher alimentos saudáveis e vegetarianos, podemos viver de acordo com nossos valores e tomar uma atitude para a construção de um mundo mais compassivo. Pronto para aprender mais? Clique aqui para obter ideias de refeições, receitas deliciosas e dicas sobre como fazer a transição.