Missão técnica peruana conhece experiência brasileira na produção de algodão
20 de julho de 2016 às 11:32hRepresentantes de governo, técnicos e agricultores do Peru que trabalham na cadeia produtiva de algodão visitaram o Brasil durante 20 dias para conhecer a experiência local em produção, industrialização, mecanização, associativismo, comercialização da fibra e em políticas públicas para a agricultura familiar.
O Brasil é referência na atividade algodoeira, já que passou de importador a exportador, em função do aumento na produtividade. No Peru, 90% da produção de algodão está em mãos de pequenos produtores familiares, com desafios semelhantes aos enfrentados no Brasil.
A missão técnica iniciou em Brasília (DF), com uma reunião na Representação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil e a participação da Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário.
O segundo destino foi Campo Verde (MT), onde os peruanos conheceram as experiências da Cooperativa de Cotonicultores (Cooperfibra) e da Cooperativa de Produtores (Cooperverde). Além disso, foram visitadas propriedades de produtores da fibra e a sede do Instituto Matogrossense de Algodão (IMA).
Na cidade de Mato Verde (MG), o grupo conheceu a Cooperativa dos Produtores Rurais de Catuti (COOPERCAT), se reuniu com integrantes da Associação Mineira dos Produtores de Algodão (AMIPA) e visitou áreas de sequeiro, irrigação e produção de algodão associada à produção leiteira.
O último destino foi João Pessoa e Campina Grande (PB) para conhecer o projeto de retomada da cotonicultura no estado, da Empresa de Assistência e Extensão Rural da Paraíba (Emater/PB). O grupo também visitou a Embrapa Algodão para conhecer as linhas de pesquisa da instituição no trabalho com o semiárido e o cerrado, além da integração de ações para o desenvolvimento da produção de algodão orgânico (branco e colorido).
A visita técnica da missão peruana ao Brasil é parte das atividades do projeto regional Fortalecimento do Setor Algodoeiro por meio da Cooperação Sul-Sul, do Programa de Cooperação Brasil-FAO, executado pelo governo do Brasil, representado pela ABC/MRE, FAO e países do Mercosul, Associados e Haiti.
Este projeto tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor do algodão na Argentina, Paraguai, Peru, Colômbia, Bolívia, Equador e Haiti, assim como ampliar as capacidades de coordenação interinstitucional para o fortalecimento do setor.