Notícias
Estados
Ações Integradas

Tocantins fortalece parcerias e amplia a Política Estadual de Proteção e Bem-Estar Animal

8 de outubro de 2025 às 18:05h

Intenção é desenvolver ações integradas para prevenir maus-tratos e fortalecer a proteção dos direitos dos animais no estado

Com os objetivos de prevenir maus-tratos contra animais e promover seu bem-estar, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e da Secretaria Municipal de Bem-Estar e Proteção Animal de Palmas (Sebem), realizou, nessa terça-feira, 7, uma reunião para discutir a possibilidade de futuras parcerias em ações conjuntas. Além disso, a Sebem foi convidada para contribuir, juntamente com o Comitê Estadual de Proteção e Defesa dos Animais do Tocantins (Comitê Pró-Animais), no texto da medida provisória que trata sobre a Política de Proteção, Defesa e Bem-Estar de animais domésticos no estado do Tocantins.

O titular da Semarh, Divaldo Rezende, destacou a importância da atuação integrada entre o Governo do Tocantins e os municípios. “Quando o Estado e os municípios caminham juntos, os resultados são mais consistentes e têm um alcance maior. A proteção e o bem-estar animal exigem um esforço coletivo, que envolve políticas públicas, conscientização e responsabilidade compartilhada. Essa união fortalece as ações e amplia o alcance das iniciativas em todo o Tocantins”, afirmou.

O Projeto de Lei em questão visa articular e integrar as ações e os projetos relacionados ao bem-estar de animais, bem como formular políticas públicas e programas que beneficiem a proteção, a defesa dos direitos e a saúde dos animais domésticos. Além disso, pretende desenvolver parcerias com a sociedade civil, setores públicos e privados; realizar campanhas de educação e cidadania; combater os casos de maus-tratos; diminuir as taxas de abandono; e promover a participação social.

Tudo isso deve ser garantido por meio de fiscalização e cadastro de instituições que prestam serviços médicos veterinários, programas, projetos e ações que visam ao bem-estar animal. A secretária-executiva do Comitê Pró-Animais, Samara Almeida, reiterou a importância dessa medida provisória para garantir que os direitos dos animais sejam respeitados. “Essa iniciativa representa um avanço fundamental para o Tocantins, pois integra esforços do Estado, municípios e da sociedade civil, criando mecanismos claros de proteção e cuidado. Com ações coordenadas, conseguiremos prevenir maus-tratos, reduzir abandonos e promover a conscientização da população sobre a responsabilidade com os animais. É um passo importante para consolidar políticas públicas efetivas e duradouras em favor do bem-estar animal”, concluiu.

O Comitê Pró-Animais objetiva promover, estimular, fortalecer e avaliar a implementação das políticas públicas estaduais em defesa dos direitos dos animais em todo o estado do Tocantins, por meio de debates para discussão e tomada de decisões sobre o tema. Para o cumprimento de suas atribuições, o Comitê conta com o apoio de órgãos e entidades públicas e privadas, da sociedade civil organizada, assim como de especialistas e técnicos.

A secretária de Proteção e Bem-Estar Animal da Sebem, Gabriela Siqueira, ressaltou sua satisfação em unir forças para fomentar, com o estado, ações que vão beneficiar a causa animal. “Vamos trabalhar juntos em programas de controle populacional, castrações e combate aos maus-tratos. Nosso objetivo é unir esforços para que as medidas cheguem de fato à população, garantindo que os animais sejam respeitados, protegidos e reconhecidos como sujeitos de direitos, conforme a Constituição”, informou.

Projeto de Lei em questão visa articular e integrar as ações e projetos relacionados ao bem-estar de animais, formular políticas públicas e programas que beneficiem a proteção, a defesa dos direitos e da saúde dos animais domésticos – Nájilla Lopes/Governo do Tocantins
Fonte: Secom TO – Por Nájilla Lopes