UFT lança primeiro livro de universitário indígena sobre cultura Karajá-xambioá
15 de setembro de 2016 às 12:56hA Universidade Federal do Tocantins lançará o primeiro livro organizado por um estudante indígena da Universidade. Intitulado, “Aspectos históricos e culturais do povo Karajá-Xambioá”, o livro é de autoria do acadêmico Adriano Dias Gomes Karajá sob a orientação do professor Dr. Francisco Edvigens Albuquerque.
O livro aborda os aspectos históricos, culturais e linguísticos da etnia Karajá-Xambioá, tais como cultura, mitos, lendas, pinturas corporais e receitas culinárias. Para o professor Edvigens, a publicação será um marco na história desse povo, principalmente porque foi produzido com a participação da comunidade indígena. “O livro será uma ferramenta muito importante para a educação escolar desse povo, visto que registra vários aspectos da cultura Xambioá”, complementa.
Adriano Karajá é estudante de Geografia do Câmpus de Araguaína, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic –AF) e orientando do professor Edvigens. O universitário também desenvolve pesquisas no Laboratório de Língua Indígena (LALI) da UFT. Adriano é o primeiro acadêmico indígena do Pibic a organizar um livro com seu orientador.
Para Adriano, o livro surgiu como forma de desafio para registrar os aspectos históricos, socioculturais e linguísticos do povo Xambioá. “Este acervo trará para as escolas do povo Karajá-Xambioá uma excelente fonte de pesquisa, que irá auxiliar os professores indígenas e não indígenas nas salas de aulas, bem como também tem um papel importante para a comunidade”, acrescenta.
Outros lançamentos
Outras publicações direcionadas aos povos indígenas também foram publicadas. Os livros Gramática Krahô, Ciências Krahô e Matemática Krahô foram lançados no dia 17 de agosto, na aldeia Manoel Alves Pequeno, em Goiatins.
Gramática Krahô – a obra inaugura uma produção a partir de uma série de experiências de pesquisa e ensino voltados ao trabalho nas escolas Krahô, com vistas a interligar juntamente com os materiais de alfabetização e das disciplinas Geografia, História, Matemática e Ciências um acervo didático a partir das vivências do povo Krahô, as quais foram desenvolvidas sob os olhares dos professores indígenas.
A seleção dos conteúdos da Língua Krahô na gramática segue uma orientação de cunho normativo com base descritiva, em razão de os professores Krahô se sentirem mais seguros com a disposição de formas da língua em uma abordagem que parta das estruturas mais simples para as mais complexas, além disso, esses professores se sentem mais aptos a estabelecer comparações entre os construtos da língua krahô com os do português pela sequência de temas que já costumam tratar nos cursos de formação de professores e nas atividades cotidianas na escola.
Matemática Krahô – circunscreve conhecimentos matemáticos no campo da álgebra, geometria, além de outros campos que envolvem noções de espaço, dimensão e quantificadores. O livro de Matemática atinge mais uma conquista no sentido de alcançar por meio da reunião de conteúdos matemáticos selecionados ao longo das pesquisas junto ao povo Krahô. A publicação auxilia os professores no diálogo em sala de aula.